Este final de semana estive presente no Asp.Net Brasil Conference, em comemoração pelos mais de 1.000 participantes ativos no grupo do facebook, se no meu outro artigo eu escrevi porque você deve participar de uma hackathon(clique aqui para ler) desta vez eu digo para participar de eventos presenciais independente da sua área, programação, design, negócios, procure o próximo evento na sua área e faça a sua inscrição, 1 dia com diversas palestras de pessoas com grande conhecimento na área pode fazer você sair da caixa e fazer com que pense em novas formas.
O credenciamento do evento foi das 8:00 as 9:00, cheguei por volta das 8:55 e me deparei com uma sala completamente lotada como pode ver na foto abaixo, parece que de última hora a Puc mudou o local do evento mas nada que afetasse o mesmo, a frase “os últimos serão os primeiros” desta vez funcionou, me sentei na primeira fileira devido a um remanejamento de cadeiras mas não leve isto à risca, chegue no mínimo 20 minutos antes.
As Palestras:
Alexandre Tarifa – Construindo sites Mobile com Asp.Net
Para quem não conhece Alexandre Tarifa é é CTO e sócio do portal Minha Vida e Dieta e Saúde , MVP (Microsoft Most Valuable Professional) – ASP/ASP.Net desde 2004, para saber mais acesse o blog, twitter e linkedin.
Segundo dados da Anatel indicam que o Brasil terminou Mar/14 com 273,6 milhões de celulares com um média de 1,35 cel por pessoa, isto mesmo, tem pessoas por ai com mais de um celular, você deve ser um ou conhecer alguém, tenho certeza, você esta desenvolvendo pensando em dispositivos móveis, se não está sugiro começar “ontem”, se estiver continue, seu site irá se destacar na multidão.
App nativos são caros, é preciso um desenvolver IOS, outro Android, outro Windows Phone, as vezes uma pessoa pode desenvolver para mais de um sistema mas mesmo assim é caro, sugiro começar a estudar sobre design responsivo, melhores práticas, nossa internet 3G é uma droga, pense nisso a hora de colocar muitos js, css em suas aplicações, qualquer 5kb se tratando de internet móvel no Brasil ferrou, sem dúvida se tratando de desenvolvimento móvel o menos é mais.
Acredito que ele irá disponibilizar os slides da palestra em breve, assim que tiver eu coloco aqui.
Estude sobre design responsivo, dispositivos móveis, melhores práticas, este é o futuro.
André Baltieri – Desenvolendo APIs RestFul com WebAPI
André Baltieri é MVP Microsoft, trabalha com desenvolvimento de aplicações web desde 2003, em projetos de médio e grande porte no Brasil, EUA, Inglaterra e Holanda. Atualmente é consultor independente e realiza treinamentos na plataforma web/.NET. para saber mais sobre ele acesse o blog com muito conteúdo, twitter e linkedin.
Como eu disse anteriormente, dispositivos móveis são o futuro, acredite, o Web API possibilita a criação e disponibilização de serviços HTTP para que os mesmos possam ser consumidos por browsers e dispositivos móveis, agora você pode criar interfaces ricas com Javascript com Ajax, CSS e HTML na parte client(browser, dispositivos móveis, internet da coisas) fazendo requisições para o Asp.Net web API e ele disponibiliza as informações do Server.
Asp.Net web API prove uma forma simples de seu sistema disponibilizar informações para terceiros, vale muito a pena estudar sobre, existe muito artigo na web inclusive no blog do André Baltieri, e no dia 24 de maio vai ter um workshop online, bom isto, não importa onde você estiver da para assistir, até se estiver no Acre, clique aqui para saber mais sobre o workshop e fazer sua inscrição.
Acredito que ele irá disponibilizar os slides da palestra em breve, assim que tiver eu coloco aqui.
Pegue a palestra anterior e some WebApi e abra a mente, muita coisa pode acontecer.
Eduardo Pires – O Futuro do ASP.NET
Eduardo Pires se define como Arquiteto de Sistemas, Desenvolvedor, Pai do Enzo, Palestrante, Blogueiro, Dono de casa, Aspirante a guitarrista e Entusiasta de Home Office. Em 2014 foi reconhecido como Microsoft MVP – Most Valuable Professional na competência ASP.Net / IIS que é sua especialidade principal de trabalho. Para saber mais acesse acesse o blog com bastante conteúdo relevante, twitter e linkedin.
Esta palestra foi um mais teórica devido o assunto ser bem recente, o que sabemos é que quando o Asp.Net foi lançado em 2002 muita coisa era diferente, a quantidade de usuários e sites era muito inferior, para se ter ideia em 2002 eram 569 milhões de usuários gastando uma média de 46 minutos por dia em cerca de 3 milhões de sites, atualmente são 2,27 bilhões de usuários gastando uma média de 4 horas por dia em 555 milhões de sites, os aplicativos modernos tem que se adequar a esta nova realidade, evolução rápida, aproveitamento de componentes entre outros pontos com um pequeno volume de memória para serem executados, esta é a principal motivação por trás do projeto Katana.
Para saber mais sobre o projeto Katana sugiro acessar o link Introdução ao projeto Katana do msdn que tem muito informação relevante.
O Eduardo está com um curso de Asp.Net MVC, para saber mais acesse Curso de ASP.NET MVC 5
O Asp.Net está tomando rumos interessantes, fique atento.
André e Ivan Paulovich – Comunicação em Tempo Real
André e Ivan são irmãos, você já imaginou ter um irmão desenvolvedor, atualmente Ivan trabalha de Arquiteto de Software na Squadra Tecnologia, MVP em ASP.NET e desenvolvedor Sharepoint com experiência no Brazil e na Dinamarca, para saber mais sobre ele siga no twitter e adicione no linkedin e André é Analista de Sistemas na Máxima Sistemas, faz parte do conselho de moderadores DotNetRaptors desde 2004. MVP Asp.Net, siga no twitter e adicione no linkedin
Em sua palestra eles abordaram um assunto bem relevante nos tempos atuais, comunicação em tempo real usando SignailR, hoje em dia a todo momento diversos sistemas se utilizam-se deste fim, aplicativos como waze, foursquare, jogos online, bolsa de valores entre outros, a biblioteca SignalR simplifica a criação e a gestão de conexões persistentes entre clientes e servidores web.
Depois do almoço as palestras começaram a ser transmitidas via hangout, a imagem não é das melhores mas vale a pena assistir e aprender.
Victor Cavalcante – ASP.NET Identity o substituto do Membership
Microsoft MVP, trabalha com desenvolvimento web a 11 anos e é focado em padrões de desenvolvimento para web. Trabalha na Lambda3 (www.lambda3.com.br), empresa ágil que fundou com outros MVPs e amigos, e que insiste em fazer software certo. É ainda professor universitário e atua no grupo .NET Architects desde seu início. Para saber mais acesse seu blog que anda um pouco parado, espero por bons artigos como antes, siga ele no twitter.
O ASP.NET Identity é um novo modelo de autorização disponibilizado junto ao lançamento do Asp.Net MVC 5, muita coisa mudou e muitas outras simplificou, assim é o ASP.NET Identity, agora ficou muito mais simples a customização de formulário, Claims, poderia escrever muita coisa mas sugiro assistir o vídeo abaixo, em alguns momentos tem somente o áudio infelizmente, mas assista mesmo assim.
Vamos torcer para que ele grave novamente esta palestra que foi muito boa, manda um tweet para ele pedindo.
Waldyr Felix – Novidades do Asp.Net MVC 5.x
É apaixonado por programação e fã da plataforma Microsoft .NET com a qual trabalha desde 2007. Já desenvolveu com Java, PHP e Python, mas gosta mesmo é de C#. Trabalhou em diversas empresas, mas atualmente é arquiteto de software na FCamara no time de operações críticas. Para saber mais acesse seu Blog que esta um pouco parado esta ano, siga no twitter, adicione no linkedin e acesse o GitHub.
A Microsoft não esta brincando quando o assunto é Asp.Net MVC, em média é que a cada 6 meses uma nova feature é lançada, isto mostra o comprometimento com o MVC, o quanto a comunidade esta ativa e muita coisa vai surgir, bootstrap, autenticação entre outros, veja o vídeo abaixo, uma ótima palestra, fique atento as novidades, você pode estar quebrando a cabeça e já foi lançado uma solução para facilitar em muito a sua vida.
Ele vai ministrar o curso Arquitetura de Software .Net no final do mês, o conteúdo é muito bom e pelo curriculum tenho certeza que vai aprender muito, para saber mais clique aqui.
No geral quero parabenizar a organização pelo conteúdo rico que foi fornecido, espero que quando chegar em 2000 participantes o grupo no facebook tenha outro e espero que isto ocorra o quanto antes.