Hackathon – Crie uma Startup de sucesso e faça muito Networking.

3 Flares Twitter 3 Facebook 0 Filament.io 3 Flares ×

II Hackathon Fiesp

Após ficar mais de 30 horas acordado participando da Hackathon Fiesp escrevo este post, um dos diversos eventos que ocorreram neste final de semana em todo o Brasil para fomentar o empreendedorismo brasileiro intitulado de Virada Empreendedora, para saber mais clique aqui.

Em 2012 iniciei meus trabalhos com a TagPet, um serviço de identificação para pets, a partir de então comecei a frequentar alguns eventos voltados ao mundo das Startups e posso dizer com toda certeza que muita coisa mudou nestes pouco mais de 2 anos, mas muita coisa tem que melhorar ainda para realmente podermos gerar Startups valendo 1 bilhão de dólares em referência ao artigo “Porque o Brasil não produz startups de 1 bilhão de dólares?” que gerou um bom debate construtivo no grupo SupBra do facebook.

Para quem não sabe o que é uma Hackathon vou tentar simplificar(uma maratona de programação com a intenção de apresentar uma solução para um problema definido pela organização), quanto a duração e o formato vai de evento para evento, no caso da Hackathon Fiesp o objetivo era apresentar uma solução para educação ou saúde ou segurança com equipes de 5 pessoas, sendo  2 programadores ou desenvolvedores de software, 1 designer, 1 profissional de comunicação e 1 visionário, a primeira edição contou com a aproximadamente 80 pessoas, para você ter ideia do quanto tem crescido o empreendedorismo no Brasil,  nesta segunda edição teve aproximadamente 200 participantes formando um total de 24 equipes(12 saúde, 6 educação e 5 segurança) com a intenção de contribuir de alguma forma para a sociedade, afinal é desta forma que nascem as empresas e continuam, vale dizer que em 1 ano ocorreu um aumento de mais de 100% no número de participantes.

Se você costuma ter ideias e não sabe por onde começar sugiro saber quando será a próxima hackathon em sua cidade e participar, para isto acesse o grupo Hackathon Brasil no Facebook clicando aqui, dou minha palavra que será uma ótima experiência que levará para vida toda, se não gostar ou se gostar compartilhe, acredito que vai contribuir com muitas pessoas. Neste tipo de evento o empreendedorismo desperta logo nos 10 primeiros minutos com a escolha da sua equipe, se você quiser ir com um time formado tudo bem, tudo vai do seu objetivo, ganhar é sempre bom e ainda desfrutar de ótimos prémios que este tipo de evento oferece, mas o networking que se pode fazer, mas o que você pode aprender com pessoas que jamais conversou com diferentes pensamentos que o seu, estamos na era do compartilhamento, networking, sempre fui da opinião de que não importa com quem  você converse cabe a você querer aprender algo, sugiro abrir a mente, sair da caixa.

Praticamente nas próximas 30 horas no caso da Hackathon Fiesp passamos por todo o processo de criação de uma “startup”, brainstorm, canvas, desenvolvimento, divulgação, como muitos comentaram, uma Hackathon é só para os fortes, não foi surpresa as 2:00/3:00/4:00  da manhã olhar ao lado e ver todas as equipes focadas na sua ideia, como disse acima, se nunca foi saiba quando será a próxima e se já foi continue indo mas durma bem antes e abra a mente. E se no final não fique triste, não fale que não foi justo, coisas do tipo, no final você conheceu pessoas, aprendeu muito e descobriu do que você é capaz, continue. Para os campeões parabéns e desfrutem de todos os prémios. Como lição que fica desta hackathon, foque no simples e funcional, sempre. Veja abaixo quem foram os vencedores de cada categoria.

Vencedores II Hackathon Fiesp

Segurança – Equipe Skyhowk

Para resolver o problema de segurança a Skyhowk criou um aplicativo que facilita chamar a policia através de um simples toque informando sua localização, e recebe uma notificação quando a policia estiver a caminho, como pode ser visto no vídeo abaixo, entre as equipes acredito que ele se destacou pela sua simplicidade, as outras equipe incluindo a minha apresentaram ideias bem próximas.


Educação – Equipe VemBilu

Estudar sozinho é chato e este é problema que o VemBilu tenta solucionar, baseado no aplicativo Tinder o VemBilu conecta pessoas que querem estudar a mesma coisa que você, uma boa sacada e no final do evento teve juiz querendo saber mais sobre a solução, quem sabe em breve no seu celular.


Saúde – Heróis: A Liga

Infelizmente é comum pessoas acidentadas chegarem a um hospital e não ter sangue, uma ínfima taxa da população faz doação de sangue, e é este problema que o pessoal da Liga tenta resolver, informar hospitais próximos ao seu local para doação de sangue com um toque de gamificação, veja vídeo e saiba mais.


Referente a organização e todos os envolvidos estão de parabéns, muita comida com direito a almoço, jantar e café da manhã no local, bebida, muito red bull, local para dormir e todos sempre disponíveis a ajudar, só um ponto negativo foi a internet, sempre deixando a desejar, mas isto é no país inteiro então estamos acostumados.

Nos vemos na próxima Hackathon e se lembre, em uma Hackathon ninguém dorme só os fortes sobrevivem.

&nbsp

3 Flares Twitter 3 Facebook 0 Filament.io 3 Flares ×
The following two tabs change content below.
A mais de 15 anos desenvolvendo sistemas, em 2012 fundei a TagPet, e nestes dois anos aprendi muito sobre empreendedorismo em geral, espero poder ajudar de alguma forma para que consiga realizar seu sonho o quanto antes, erros acontecem mas é primordial aprender com eles, conte comigo.

Latest posts by Fernando Henrique Baleroni Guerra (see all)